Editorias / Moda

19/08/2011 14:04

Mulheres de comunidades cariocas vão expor moda e sustentabilidade

Evento acontece hoje na Cidade Nova

Metro Magazine

print

Após o “II Festival de Economia Solidária”, que aconteceu na Cinelândia no último fim de semana, organizado pela Prefeitura do Rio, as mulheres artesãs se preparam para a Feira de Economia Solidária que acontece nesta sexta-feira, dia 19 de agosto, no Boulevard Cidade Nova, a partir das 11 horas. As roupas e acessórios são produzidos no próprio ateliê da associação Devas, que fica na comunidade da Maré. Ao todo trinta mulheres produzem cerca de duzentas peças mensais.

Estar próximo á grandes empresas como a Petrobrás, os Correios e outras que estão chegando a Cidade Nova, é uma ótima oportunidade para as mulheres da rede de economia solidária que vendem seus produtos para um público diferenciado, com alto poder de consumo, num local bonito e bem localizado.

A coordenadora do projeto, Taciana Amar disse que, “não cobramos nada das mulheres, elas expõem os produtos todo mês em barracas padronizadas. O Boulevard Cidade Nova é um empreendimento do Grupo Synthesis, que constrói na região, e acreditamos que esta é uma das contra partidas culturais e sociais que devemos dar á comunidade, oferecendo cultura e lazer, além disto, temos o Instituto Synthesis, que faz atendimento social á comunidade, oferecendo vários cursos para crianças e adolescentes da região”, concluiu ela.

As índias Turi Pataxó, 41 anos e Arminda Freire, 62 anos, artesãs da Maré, comercializam bijouterias estilizadas, Turi falou com emoção da nova empreitada, ”a gente sempre expôs na rua, em feiras, mas aqui é muito bom, é perto de tudo e os clientes valorizam nosso trabalho”, disse a indígena.

O desenvolvimento sustentável é outra preocupação destas mulheres que utilizam materiais recicláveis em seus produtos, um exemplo é Mary Farias, 42 anos, artesã da Maré, que utiliza garrafas pets para produzir brincos leves e coloridos. Outra linha de produção é a customização em camisetas, as malhas com apliques, intituladas “Mulatas cariocas”, são comercializadas a R$25,00 no local.  Vender direto para o consumidor foi á saída encontrada pelas mulheres da Maré, que com isso excluem atravessadores e lidam direto com o cliente. Os vestidos e bolsas das mulheres da Maré já foram expostos em Madri, Paris e no Fashion Business no Rio de Janeiro.

 

Você sabe o que é Economia Solidária?

Economia Solidária é uma forma de diferente de produção, centrada na valorização do ser humano, voltada para o consumo e comercialização de bens e serviços de modo autogerido, ou seja, pela autonomia de cada unidade ou empreendimento.  Diferente da micro e pequena empresa, a economia solidária usa o trabalho associativo e cooperativo, em que todos dividem os lucros. A regra básica é que a pessoa, ou o grupo, produza o produto que será vendido com um preço justo. No Brasil existem mais de dois milhões de pessoas envolvidas em cerca de 40 mil empreendimentos de economia solidária.

Compartilhe esta matéria com seus amigos

Comentários comente esta matéria

Ainda não existem comentários para esta matéria. Seja o primeiro a comentar!

Comente esta matéria

* Todos os campos são obrigatórios

Vídeos

Tv+ Rio - Sítio Carvalho Plantas - Semana 24

Tv+ Rio - Usina - Semana 24

Como anunciar


  • Notícias
  • Esportes
  • Diversão
  • Editorias
  • twitter

    Twitter:
    Siga o Metro Magazine

    © 2010-2011 Metro Magazine. Todos os direitos reservados.