Diversão / Brasil

11/05/2012 12:31 - Atualizado em: 11/05/2012 12:33

Mostra musical em Ipanema lança novos artistas

De 11 de maio a 27 de outubro, o Oi Futuro em Ipanema apresentará a mostra musical, que contará com 20 artistas em 40 shows · O Levada Oi Futuro reunirá artistas que despontam no cenário nacional e/ou que estão lançando álbuns em 2012 de diversos gêneros e estilos

Metro Magazine

print

O Oi Futuro estreia em 11 de maio uma temporada de música pulsante e inovadora no seu centro cultural em Ipanema, com patrocínio da Oi por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro: o Levada Oi Futuro, mostra de música que reúne artistas com uma nova levada de várias regiões do Brasil. Criado especialmente para o Oi Futuro em Ipanema, espaço já consolidado no circuito carioca de shows, o projeto acontecerá de maio a outubro de 2012. Durante a temporada, o público poderá assistir a apresentações de artistas e bandas que prometem ser destaque no cenário dos lançamentos musicais deste ano, indo do rock à MPB com beats, passando pelo samba, com nomes como Aíla, Siba, Felixbravo, Moyseis Marques, Renata Swoboda, Lucas Santanna e Felipe Cordeiro no line-up.

O Levada Oi Futuro terá 20 artistas nacionais, que farão 40 shows, sempre às sextas e sábados, com exceção do primeiro final de semana de cada mês. Nos dias 11 e 12 de maio, às 21h, a paraense Aíla apresentará seu crossover de ritmos nacionais e estrangeiros. Dias 18 e 19, no mesmo horário, será a vez da música acústica da dupla paranaense Felixbravo, com influências de jazz, choro e indiefolk. Completando a programação do primeiro mês, o pernambucano Siba, fundador do Mestre Ambrósio, sobe ao palco para mostrar seu maracatu-rock com acento africano, nos dias 25 e 26.

“Uma das propostas do Levada Oi Futuro é trazer artistas que estejam despontando em todo o Brasil e que têm boa parte de seu público formada na internet para um palco – uma estrutura física que represente uma chance tanto de serem vistos de perto quanto de mostrarem sua música ao vivo”, conta Rafael Oliva, diretor de projetos e programas do Oi Futuro.

Produzido pela Zucca Produções, o projeto tem curadoria da dupla Jorge LZ – DJ, produtor e apresentador do programa Geleia Moderna, que vai ao ar aos sábados na rádio Roquette Pinto FM – e Roberto Guimarães, curador do Oi Futuro. “O Levada Oi Futuro é uma vitrine do gosto múltiplo desenvolvido por quem busca novidades na web e uma prova do quão versátil e democrática é esta nova cena brasileira, onde a linguagem pop não conhece fronteiras geográficas ou de gênero musical”, afirma Jorge LZ.“Além do caráter de diversidade, a mostra também se concentra em lançamentos, seja de artistas que queremos revelar, como a Renata Swoboda, de Santa Catarina, seja de novos CDs de artistas que já têm uma trajetória, casos de Lucas Santanna e Felipe Cordeiro, para mencionar alguns”, complementa Roberto Guimarães.

Grande panorâmica da música de vanguarda é no Oi Futuro Ipanema

Inaugurado em setembro de 2009, o Oi Futuro em Ipanema tem sua programação voltada para a música e o audiovisual, já tendo sido palco de apresentações de grandes artistas nacionais e internacionais. O teatro de 120 lugares vem recebendo o que há de mais contemporâneo e inovador na música, colocando o centro cultural como radar de tendências em diversos gêneros e estilos, atuando em três frentes.

A primeira delas é a apresentação de novos nomes, por meio do Mapa Oi Novo Som – panorâmica de bandas e artistas com diferentes sotaques – e do Ouve.aí, programação que prestigia a nova cena da música instrumental brasileira. Uma segunda frente é o lançamento, seja de artistas e bandas que estão despontando, seja de novos álbuns , com o Levada Oi Futuro, grande novidade de 2012. Uma terceira frente é abrir espaço àqueles que estão se firmando como os mais inventivos de suas cenas, por meio de festivais como o Novas Frequências, mais voltado para a música internacional de vanguarda, e o Sonoridades, que celebra misturas inusitadas de gêneros e estilos, sob a batuta de Nelson Motta.

Atrações de maio

Caberá à paraense Aíla a abertura do Levada Oi Futuro nos dias 11 e 12 de maio, sexta e sábado. Mais nova revelação do Pará, a cantora de 23 anos apresentará no Rio de Janeiro o repertório de seu CD de estreia, “Trelêlê”. No álbum, Aíla lança mão de suas múltiplas referências para fazer música, mantendo um pé na cultura tradicional de seu estado e outro na música internacional. Em canções como “Preciso ouvir música sem você”, a salsa se mistura à guitarrada paraense. Já em “Proposta Indecente”, o chá-chá-chá e o rock da jovem guarda se unem num encontro da cantora com um dos maiores ícones da cultura paraense, Dona Onete, com seu ritmo “chamegado”. A interpretação da música “Dona Maria”, do “rei do carimbó” Pinduca, é a grande surpresa do disco, por sua versão mais delicada e poética em relação à versão tradicional.A segunda atração do projeto é a dupla curitibana Felixbravo, formada pelos compositores João Felix e Bernardo Bravo, com influências da música erudita brasileira, do jazz norte-americano, do choro e do samba. Em suas apresentações, os dois contam com músicos convidados e investem em cenários e figurinos elaborados. Nos dias 18 e 19, o público carioca vai conhecer o repertório do DVD “Camafeu”, que inclui “Maxichoro”, com menção à Chiquinha Gonzaga; “Sossegúria”, com metais e solo de trombone; e ainda “Encantada”, que faz referência ao trabalho da cantora islandesa Björk, com arranjos de banjo e cítara.

O pernambucano Siba tocará no último final de semana de maio, dias 25 e 26. Siba é ex-integrante e fundador do grupo pernambucano Mestre Ambrósio – no qual cantava e tocava guitarra e rabeca –, uma das bandas que mais tiveram relevância dentro do movimento Mangue Beat, na década de 1990. O cantor apresentará as músicas do seu novo disco, “Avante”. Com influências do maracatu ao rock, o álbum traz Siba tocando guitarra, depois de mais de uma década afastado do instrumento. A maior parte das composições é inédita, exceto os frevos “Canoa furada” e “A bagaceira”. Para ele, este é um trabalho bem mais aberto que os anteriores, bem menos focado em uma coisa só, construído e costurado a partir da rima. “No meu processo criativo, o ponto central é a rima, independentemente da roupagem ser do maracatu ou ter uma pegada de rock”, explica. 

 

SERVIÇO LEVADA Oi FUTURO

Atrações de maio:

Aíla Magalhães (dias 11 e 12), Felixbravo (dias 18 e 19) e Siba (dias 25 e 26)

Local: Oi Futuro (Ipanema)

Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 54/3º andar

Data: dias 11 e 12, 18 e 19, 25 e 26 de maio.

O projeto Levada Oi Futuro vai até 27 de outubro de 2012.

Horários: sextas e sábados, às 21h

Ingressos: R$ 20,00 inteira / R$ 10,00 meia

Duração: 90 minutos

Classificação etária: 14 anos

Compartilhe esta matéria com seus amigos

Comentários comente esta matéria

Ainda não existem comentários para esta matéria. Seja o primeiro a comentar!

Comente esta matéria

* Todos os campos são obrigatórios

Vídeos

Tv+ Rio - Sítio Carvalho Plantas - Semana 24

Tv+ Rio - Usina - Semana 24

Como anunciar


  • Notícias
  • Esportes
  • Diversão
  • Editorias
  • twitter

    Twitter:
    Siga o Metro Magazine

    © 2010-2011 Metro Magazine. Todos os direitos reservados.